Entre em contato conosco

Home » Blog

Blog

Como garantir a boa cicatrização em uma mamoplastia?

A cicatrização dos tecidos é algo imprevisível, podendo nos surpreender tanto positiva como negativamente. Fatores como o passado cirúrgico da paciente, o histórico familiar de cicatrizes, a cor da pele e outros pontos avaliados na primeira consulta podem predizer uma cicatrização mais fácil ou o contrário. No entanto, é importante dizer que indivíduos que tiveram boa cicatrização não necessariamente terão uma nova cicatriz do mesmo aspecto. Da mesma maneira, pacientes com má cicatrização nem sempre terão problemas, podendo também ter a chance de desenvolver uma cicatriz de boa qualidade. As diversas regiões do corpo apresentam potencial diferente para a cicatrização, sendo que algumas áreas têm maior propensão a quelóides e hipertrofias.

O mais importante é ter a consciência de que as cicatrizes são necessárias para permitir a mudança de formato buscada nas mamoplastias, e que todos os meios clínicos ou cirúrgicos serão empregados, a fim de se conseguir a melhor cicatriz possível.

Mas, afinal, o que o paciente pode fazer para facilitar a cicatrização?

Em primeiro lugar o pós-operatório não é momento para realizar dietas restritivas. Uma alimentação balanceada é fundamental para fornecer os nutrientes necessários no período de cicatrização dos tecidos. Além disso, o uso do cigarro deve ser desestimulado, a fim de melhorar a oxigenação do sangue e favorecer o processo de cicatrização. Os curativos devem ser feitos com a frequência e da forma como o cirurgião indicar, para que a cicatriz mantenha-se sempre limpa e protegida. Não se deve iniciar atividades físicas antes da liberação médica, mesmo quando a ausência de dor permitir que a atividade seja iniciada. O mesmo deve ser feito com a direção, já que, além do esforço de dirigir, existe o risco potencial de se envolver em algum pequeno acidente automobilístico estando em uma fase precoce de pós-operatório. A exposição ao sol deve ser respeitada também de acordo com a recomendação do cirurgião, evitando o escurecimento das cicatrizes. É muitíssimo comum a sugestão por pessoas conhecidas do uso de inúmeros produtos sobre as cicatrizes. Nestes casos, o ideal é se ater apenas às orientações do seu médico, pois é ele quem sabe o que será mais benéfico, por conhecer todos os produtos disponíveis e entender as particularidades da sua cirurgia.

Dr. Guilherme Ribeiro

cirurgião plástico que se dedica à cirurgia plástica há mais de 15 anos, em uma trajetória pautada pela ética, excelência técnica e constante atualização.