Dor pós-operatória em mamoplastias
Todo e qualquer procedimento cirúrgico pode causar dor no pós-operatório. E assim o faz. Imaginar que a dor inexiste é temerário, pois a frustração quando a mesma ocorre é grande e sua tolerância se reduz muito nestes casos.
Em geral, as mamoplastias são cirurgias muito benignas neste sentido, exceção feita para a inclusão de próteses submusculares, técnica tida como um pouco mais dolorosa. Mas, é preciso afirmar que esta dor aumentada não contraindica em nada este procedimento, sendo explicada principalmente pela distensão muscular e pela proximidade do local operado com a inervação intercostal.
O mais adequado é se esperar sim ter algum tipo de dor no pós-operatório, de leve a, no máximo, moderada intensidade, nos primeiros dias e ao realizar alguns movimentos. Em repouso, geralmente há ausência de dor, mas pode ocorrer um leve ardor ao longo das cicatrizes e algumas poucas pontadas localizadas ao se movimentar. Os analgésicos usados podem ser de leves a potentes e geralmente tornam este período bem confortável. Tanto é que, dentro de poucos dias, as próprias pacientes decidem por conta própria reduzir o uso dos analgésicos.
O mais importante é sempre conversar abertamente com o seu cirurgião sobre os seus anseios e dúvidas, a fim de se preparar ao máximo para o momento pós-cirurgia.