Entre em contato conosco

Home » Blog

Blog

Especial Outubro Rosa | O papel da cirurgia plástica na Reconstrução Mamária

O cirurgião plástico também desempenha um papel de extrema importância no diagnóstico e no tratamento das pacientes com Câncer de Mama. Durante a consulta inicial e os acompanhamentos pré-operatórios, são feitos exames de toque das mamas e solicitados pelo cirurgião exames mais aprofundados para investigar, antes de uma mamoplastia, qualquer alteração nos seios.

 

Como é feito o tratamento do Câncer?



Felizmente, quando detectado de forma precoce, o câncer de mama tem grandes chances de cura. Existem diversos tratamentos para os tumores malignos das mamas, que podem ou não ser associados. De forma geral, todo câncer deve ser, primeiramente, retirado cirurgicamente. Após a cirurgia, outros tratamentos podem ser iniciados, como a radioterapia, a quimioterapia, a imunoterapia e a hormonoterapia.

Os fatores que determinam a escolha do melhor tratamento em cada caso são: a presença ou ausência de receptores hormonais, o estadiamento do tumor, o diagnóstico de metástase ou não, o estado de saúde e a faixa etária do paciente.

A Reconstrução Mamária

A Mastectomia é a cirurgia que visa remover o tumor em conjunto com toda ou parte da mama afetada. Geralmente, esse procedimento cirúrgico é bastante agressivo e resulta em um aspecto inestético dos seios, afetando profundamente a confiança e a autoestima das mulheres.

A boa notícia é que na maioria das vezes é possível reconstruir as mamas por meio de técnicas cirúrgicas eficazes. A cirurgia de Reconstrução Mamária utiliza, além das próteses de silicone, tecidos e músculos da própria paciente para reparar toda a estrutura e forma da mama. As aréolas dos seios também podem ser reconstruídas por meio de retalhos, levantamento do bico ou, posteriormente, com a realização de micropigmentação local.

 

Dr. Guilherme Ribeiro

cirurgião plástico que se dedica à cirurgia plástica há mais de 15 anos, em uma trajetória pautada pela ética, excelência técnica e constante atualização.