Entre em contato conosco

Home » Blog

Blog

Estrias pós-silicone: como prevenir e tratar?

As estrias são achados que refletem a lesão de fibras da pele causadas por fatores diversos, entre eles o estiramento e a distensão causados pela cirurgia de aumento mamário. Existem pessoas que ao engordar, hipertrofiar a musculatura ou engravidar formam muitas estrias, enquanto em outras seu aparecimento é mais raro e difícil. O nível de distensibilidade dos tecidos ou complacência dos mesmos diz muito em relação ao risco do aparecimento de estrias.

Em mamoplastia, algumas mulheres apresentam mamas pequenas com os tecidos de revestimento firmes e aderidos ao tórax, dificultando a colocação de implantes. Estas pacientes apresentam um risco aumentado de estrias no pós-operatório se compararmos às pacientes que têm distensibilidade dos tecidos de revestimento da mama. Obviamente, quanto maior for o volume do implante mamário maior será a distensão da pele e, consequentemente, maior será o risco de estrias. Por isso, evitar volumes exagerados não deixa de ser uma medida preventiva para tal. Mas é fundamental ter em mente que até mesmo as próteses menores podem levar ao surgimento das estrias.

A prevenção com a hidratação da pele no pós-operatório é muito importante para diminuir os riscos. O ideal é evitar produtos novos, para não causar nenhum tipo de alergia em um momento em que a pele encontra-se sensível e distendida. Assim, hidratantes que já tenham sido usados e não tenham desenvolvido reação no organismo são os mais indicados.

Independente do volume do implante e das características individuais descritas deve-se acompanhar no pós-operatório o surgimento de novas estrias, que nascem levemente avermelhadas. Nesta fase, com auxílio de um bom dermatologista podemos lançar mão de medidas como peelings superficiais ou lasers para tratar as estrias e evitar a piora das mesmas.

Dr. Guilherme Ribeiro

cirurgião plástico que se dedica à cirurgia plástica há mais de 15 anos, em uma trajetória pautada pela ética, excelência técnica e constante atualização.