Entre em contato conosco

Home » Blog

Blog

Lipoenxertia – É possível usar o própria gordura nas cirurgias de mama?

 

 

A lipoenxertia é o procedimento através do qual se utiliza gordura aspirada da própria  pessoa para enxertar ou preencher partes do corpo que carecem de volume ou formato. Pode ser empregada em praticamente todas as regiões do corpo, não sendo diferente nas mamas.

A lipoenxertia foi muito empregada no passado principalmente nos casos de reconstrução mamária pós-mastectomia. Seu emprego se reduziu durante um período e de pouco tempo para cá voltou a figurar entre os procedimentos para abordar as mamas. Nas reconstruções de mama seu uso é comum, principalmente nos complementos e refinamentos estéticos da mama reconstruída. Em cirurgia estética seu uso ajuda a complementar volume em alguns setores da mama quando necessário. Em pacientes magras com revestimento fino da parede torácica, a lipoenxertia quando feita no entorno da região que acomoda a prótese mamária, confere mais naturalidade visual e à  palpação. Em casos de ripling o preenchimento local com gordura pode ser muito útil também.

O avanço dos estudos com células tronco é certamente uma grande promessa futura que vai auxiliar e muito nas lipoenxertias.

 

Dr. Guilherme Ribeiro

cirurgião plástico que se dedica à cirurgia plástica há mais de 15 anos, em uma trajetória pautada pela ética, excelência técnica e constante atualização.