Entre em contato conosco

Home » Blog

Blog

Mamoplastia redutora X Mastopexia – Quais são as diferenças e indicações de cada cirurgia?

Uma das principais dúvidas das pacientes em relação às mamoplastias é esclarecer qual a diferença entre o procedimento de lifting mamário (mastopexia) e a redução das mamas. Afinal, para que serve cada um deles? Qual as indicações?

Mamoplastia redutora

A mamoplastia redutora é a cirurgia que visa reduzir o tamanho das mamas, melhorando a sua harmonia com o tórax e o conjunto corporal. Este procedimento cirúrgico é indicado para mulheres que possuem naturalmente os seios volumosos  e que se queixam, não só dos danos ao visual estético, mas também dos desconfortos físicos, como:

  • Dores nas costas, pescoço e ombros;
  • Limitação ao realizar atividades físicas;
  • Depressões nos ombros onde as alças do sutiã são apoiadas;
  • Irritações na pele;

A cirurgia de redução mamária é indicada a partir dos 18 anos, idade em que há o total desenvolvimento das mamas. São realizadas as incisões nas mamas, a fim de remover os tecidos gordurosos, mamários e de pele em excesso, reposicionando todas as estruturas.

Mastopexia

A mastopexia ou lifting das mamas visa proporcionar a sustentação ou o “levantamento” das mamas com ptose (queda). Este procedimento pode estar associado ou não ao uso de uma prótese de silicone.

São diversos os motivos que fazem com que as mamas fiquem flácidas, como:

-> O processo de envelhecimento e a perda de firmeza da pele;

-> Oscilações de peso

-> Gestações e as alterações hormonais nesse período;

-> Tendência genética.

Diferentemente da mamoplastia redutora, na qual há a remoção de parte das estruturas mamárias, a mastopexia têm o objetivo principal de sustentar as mamas e não de diminuir o seu tamanho.

a incisão de pele é feita, normalmente, ao redor da aréola e nos vetores vertical e horizontal das mamas. após ser retirado o excesso de pele, os tecidos da mama são reposicionados para sutura. em determinados casos, quando a mama natural não possui tecido suficiente para ser reconstruída harmonicamente, indicamos a associação da mamoplastia de aumento, com a colocação da prótese de silicone.

Tudo deve ser conversado e esclarecido com a paciente antes da cirurgia.

Dr. Guilherme Ribeiro

cirurgião plástico que se dedica à cirurgia plástica há mais de 15 anos, em uma trajetória pautada pela ética, excelência técnica e constante atualização.