O processo de cicatrização após uma Mamoplastia – Cuidados essenciais
A cicatrização dos tecidos após uma cirurgia plástica é sempre imprevisível, podendo nos surpreender tanto positiva como negativamente. Alguns fatores como o histórico cirúrgico da paciente, as características da pele e outros pontos avaliados na primeira consulta podem predizer uma cicatrização mais fácil ou o contrário.
O mais importante é ter a consciência de que as cicatrizes são necessárias para permitir a mudança de formato buscada nas mamoplastias, e que todos os meios clínicos ou cirúrgicos serão empregados, para se conseguir a melhor cicatriz possível.
O que são as temidas FIBROSES?
Essa é uma característica relativamente comum durante o pós-operatório de uma mamoplastia. A fibrose é um tecido cicatricial interno que o corpo produz visando restaurar e “proteger” a região que passou por uma agressão, no caso as incisões cirúrgicas. As fibroses se caracterizam pelo endurecimento, repuxamento e relevo irregular no local das incisões e, quando são limitadas ou em pequena quantidade têm resolução gradual, não causando grandes problemas para o paciente.
Por outro lado, quando a fibrose é muito proeminente, ela pode ser considerada uma inimiga da boa cicatrização, causando irregularidades visíveis, nodulações, retrações da pele e, em casos selecionados, dor. Por isso, é importante manter alguns cuidados para evitar o surgimento dessas cicatrizes internas:
- Deve-se seguir as recomendações médicas e não fazer esforços físicos além do indicado pelo cirurgião;
- Apostar nas drenagens linfáticas, que ajudam a minimizar o acúmulo de líquido nos tecidos e prevenir a hiper cicatrização interna;
- E usar corretamente as malhas cirúrgicas.
Se mesmo assim, as fibroses surgirem, o cirurgião poderá indicar os melhores tratamentos para redução do tecido cicatricial.
Como otimizar o processo de cicatrização?
Primeiramente, é fundamental manter uma alimentação balanceada durante o pós-operatório, a fim de fornecer todos os nutrientes necessários à cicatrização dos tecidos. Além disso, é importante:
-> abandonar o cigarro por um período determinado pelo médico, antes e após a cirurgia, já que o fumo pode piorar a oxigenação do sangue e prejudicar o processo de cicatrização.
-> realizar corretamente a troca de curativos, de acordo com as orientações do seu cirurgião, para que a cicatriz mantenha-se sempre limpa e protegida.
-> apenas realizar atividades físicas após a liberação médica, mesmo quando há ausência de dor. O mesmo deve ser feito com a direção, já que, além do esforço de dirigir, existe o risco potencial de se envolver em algum pequeno acidente automobilístico estando em uma fase precoce de pós-operatório.
-> evitar a exposição ao sol nos primeiros 3 meses, ou conforme a recomendação do seu cirurgião.
-> realizar as sessões de drenagem linfática corretamente, a fim de eliminar toxinas, líquidos e prevenir as fibroses.
-> aplicar nas cicatrizes apenas os produtos indicados pelo cirurgião, pois é ele quem sabe o que será mais benéfico no seu caso.
Os benefícios da Cola Cirúrgica
O Dermabond Prineo, produto que associa a cola biológica com uma tela adesiva é um grande aliado nas cirurgias plásticas. O produto é comercializado em embalagem estéril e é utilizado ao final da cirurgia, ainda antes do término da anestesia. A sutura é feita com os pontos internos absorvíveis e logo após aplica-se a tela por sobre a incisão com o rolo aplicador próprio. Pincela-se a tela com a cola biológica que vem dentro de uma caneta pincel e aguarda-se poucos minutos até a polimerização do produto, que faz com que a tela fique aderida à sutura por até 3 semanas.
Entre as vantagens, pode-se destacar:
- A comodidade e o conforto, já que a tela funciona como o próprio curativo, fazendo com que as pacientes não precisem olhar para a cicatriz nos primeiros dias de pós-operatório;
- O menor índice de infecção, já que se bloqueia a cicatriz ainda em sala de cirurgia, em ambiente estéril;
- E a melhor cicatrização das suturas, que ficam mais “seguras” e firmes, evitando a ruptura de pontos. Ao se retirar o curativo em consultório, nota-se uma cicatriz de aspecto mais maduro, encantando cirurgião e paciente.
A conversa com o cirurgião plástico é fundamental para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os cuidados antes e após a cirurgia.