Prótese de mama – perda de sensibilidade
Uma pergunta frequente e relevante sobre a mamoplastia de aumento é se a cirurgia interfere na sensibilidade mamária, em especial na região das aréolas e mamilos.
Em qualquer ato cirúrgico as alterações de sensibilidade são comuns no pós-operatório imediato e tardio, devido ao processo inflamatório gerado pelas incisões e pelo descolamento dos tecidos. No caso das cirurgias de mama a perda de sensibilidade em geral ocorre de forma transitória, com retorno completo em poucos meses. Em casos muito raros, algumas pequenas áreas ou ilhas de pele podem apresentar o sintoma por mais tempo.
Vale destacar que a mamoplastia de aumento é a cirurgia onde temos a menor incisão dentre as cirurgias de mama. Desta forma, o risco de prejuízo à inervação local e comprometimento da sensibilidade é bem menor que em cirurgias com incisões mais extensas. Entretanto, apesar da pequena cicatriz, o nível de descolamento dos tecidos no interior da mama varia de paciente para paciente. Quanto maior o descolamento maior a chance de alterações de sensibilidade no pós-operatório.
Em relação ao tipo de incisão para inclusão da prótese, a incisão no sulco submamário é a abordagem que menos interfere na sensibilidade da mama. Ao mudar a incisão para o entorno da aréola, o potencial para perda de sensibilidade aumenta um pouco.