Entre em contato conosco

    Home » Blog

    Blog

    Anestesia X Mamoplastias

    Quando o assunto é cirurgia plástica, um dos maiores receios dos pacientes é, sem dúvida, em relação às anestesias empregadas. A anestesia é composta de medicamentos ministrados durante o procedimento cirúrgico, que cumprem diferentes funções, como: o relaxamento da musculatura, o bloqueio da dor, a redução do nível de consciência, entre outros, visando promover mais conforto e segurança para o paciente.

    O médico anestesista, além de orientar, definir e administrar os medicamentos anestésicos, é o profissional responsável por fazer a monitoração do paciente durante a operação, avaliando a pressão arterial, a frequência e o ritmo cardíaco.

     

    A importância da consulta pré-anestésica

    A consulta pré-anestésica dias antes da cirurgia é obrigatória – segundo a Resolução 1802 do CFM. Durante essa consulta, a paciente pode conhecer o médico anestesiologista que irá acompanhá-la na cirurgia, esclarecer todas as suas dúvidas em relação aos tipos de anestesia, aos riscos, benefícios, efeitos colaterais, entre outros. É também neste momento que o anestesiologista faz a completa avaliação clínica da paciente, conhecendo o seu histórico de saúde.

     

    Quais são as principais anestesias utilizadas?

    • Anestesia Geral – Indicada para cirurgias de maior porte, esta anestesia seda o paciente de forma profunda, possibilitando melhor controle sobre a sua respiração, oxigenação e pressão cardíaca;
    • Anestesia Local – Usada diretamente na área tratada, a fim de eliminar a dor. Na maioria das vezes é ministrada em conjunto com a sedação, para o conforto total do paciente;
    • Anestesia Peridural – Aplicada na coluna vertebral, bloqueia a sensibilidade no abdômen e tronco (região que compreende altura das mamas).

     

    A escolha da anestesia mais adequada em cada caso deve ser feita pelo anestesista, em conjunto com o cirurgião plástico, levando em conta diversos fatores.

     

    Dr. Guilherme Ribeiro

    cirurgião plástico que se dedica à cirurgia plástica há mais de 15 anos, em uma trajetória pautada pela ética, excelência técnica e constante atualização.