Entre em contato conosco

    Home » Blog

    Blog

    Próteses mamárias de Poliuretano – Quais são as vantagens?

    Desde o seu advento, em 1960, as próteses mamárias de silicone passaram por inúmeras modificações em relação ao seu formato, conteúdo e revestimento, visando minimizar os efeitos adversos e maximizar os bons resultados obtidos. Entre as grandes evoluções das próteses mamárias, pode-se destacar a criação do revestimento de poliuretano vulcanizado na superfície dos implantes.

     

    Os revestimentos em implantes mamários

    Basicamente, em relação ao revestimento, existem três tipos de próteses: lisas (mais antigas e menos utilizadas atualmente), as texturizadas (mais utilizadas hoje em dia) e as de Poliuretano (mais modernas, mas não tão comuns).

     

    Quais são as vantagens do Poliuretano?

    Foram comprovados vários benefícios relacionados às próteses com revestimento de poliuretano, como:

    • Menor taxa de contratura capsular (endurecimento da mama, em que muitas vezes há a necessidade de trocar a prótese). Ocorre em 1-2% dos casos de próteses de poliuretano, contra 5-10% em próteses texturizadas;
      ⠀⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀
    • Toque macio e mais natural das mamas;

    • Menor possibilidade de deslocamento ou inversão, fato mais incidente nas próteses texturizadas; ⠀ ⠀

    • Menor chance de seroma (acúmulo de líquidos) no pós operatório

    • Maior aderência aos tecidos vizinhos, dificultando a queda natural das mamas e prolongando os resultados da cirurgia. É por isso que este tipo de prótese é muito bem indicado para pacientes que sofrem com a flacidez ou ptose das mamas e que irão realizar uma mastopexia. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀ ⠀

     

    Existe alguma desvantagem?

    Apesar de terem diversos benefícios quando comparadas a outros tipos de revestimento de implante, as próteses de poliuretano ainda são menos utilizadas pelos cirurgiões plásticos, pois são um pouco mais difíceis de serem manipuladas. Devido à sua textura aveludada e de alta aderência aos tecidos vizinhos, há uma maior dificuldade de posicionar o implante no local adequado, sendo necessário, algumas vezes, realizar uma incisão maior para que o cirurgião consiga trabalhar de forma adequada.

     

    A escolha pela prótese de silicone ideal em cada caso deve ser feita em conjunto com o seu cirurgião, após esclarecer todas as dúvidas sobre os riscos, vantagens e desvantagens de cada tipo de implante.

    Dr. Guilherme Ribeiro

    cirurgião plástico que se dedica à cirurgia plástica há mais de 15 anos, em uma trajetória pautada pela ética, excelência técnica e constante atualização.